12/01/2013

Bons livros lidos em 2012


1- Amor nos tempos do cólera - Gabriel G. Márquez
História maravilhosa sobre Florentino Ariza, que se apaixona por Fermina Daza e passa a vida a esperar por ela. Acho que é uma das narrativas mais lindas que eu já vi até hoje!

2- Contos Latino Americanos Eternos - Organização: Alicia Ramal
Uma seleção de contos linda, passando por vários ícones da literatura latino-americana. Dentre os meus preferidos estão Em memória de Paulina (Adolfo Bioy Casares), Chac Mool (Carlos Fuentes), Minha vida com a onda (Octavio Paz), Viagem à semente (Alejo Carpentier) - *O*, Olhos de cão azul (Gabriel García Márquez) e o Aleph (Jorge Luis Borges). Não sei se só eu notei isso, mas a tradução em alguns momentos me incomodou, como quando é usada a palavra "besta" para citar determinado animal que não tem muito de bestial. Achei que nestes momentos os textos não careciam da demonstração do caráter funesto que a palavra exerceu. Ou não.

3- Quarto de Jacob - Virginia Woolf
Virginia apresenta a vida de Jacob desde criança até sua vida adulta. Os fatos são contados através de flashes de momentos, inclusive acontecimentos cotidianos, que demonstram como Jacob (um tanto reservado) percebe a vida. Quando li o prefácio, lembro de não ter entendido como os personagens entravam ou saíam da história, ao passo que faziam diferença na vida dele, mas ao iniciar o livro, notei que essa é uma das características que o deixam tão destacado, além de belo.

4- O Hobbit - J. R. R. Tolkien
Acho que não há muito o que falar sobre o Hobbit, mas é um livro maravilhoso. Bilbo Bolseiro é escolhido pelo mago Gandalf para ser o "ladrão" em uma busca dos anões. Tal busca consiste em recuperar o tesouro e o castelo roubado pelo dragão Smaug. Fantasia de primeira qualidade, os cenários e a história inteira tem tanto conteúdo e beleza, que não se quer acabar de ler.

5- Entre os atos - Virginia Woolf
O 1º que li da autora. Trata-se da história de uma família que abre espaço em sua casa para a representação de uma peça de teatro e, com sutileza, são contadas as particularidades de cada membro ou convidado, intercalando com a vida pós guerra e os dramas que cada um vive. Os acontecimentos são de apenas um dia (o da apresentação) e a peça refer-se à história da Inglaterra e a sociedade de cada época.

6- De repente, nas profundezas do bosque - Amós Oz
 Fábula, mas os animais não falam. São duas crianças que vivem em uma aldeia onde não existem animais. Nenhum. Até houve há muitos anos, mas os adultos preferem ignorar e esquecer o que aconteceu quando o demônio Nehi passou. É um tanto cruel, pois mostra a atitude (negativa) das pessoas em relação ao que é diferente, à quem tem pensamento crítico, porém é um livro que transmite uma mensagem de independência e encorajamento ao conhecimento, e poucos livros fazem igual.


2 comentários:

  1. Dos livros listados no seu post eu tenho dois.

    Um eu já li, o Hobbit - até mais de uma vez, e concordo contigo é fantasia de primeira qualidade, e que fez escola na literatura do gênero fantasia, dando base para os famosos jogos de RPG.

    O outro é Amor nos tempos do Cólera. Este ainda não li. Esta na estante já algum tempo, mas ainda não apareceu a ocasião para apreciá-lo.

    Quanto aos demais, me interesse pelo Quarto de Jacob. Sempre quis ler algo da Virginia Woolf e este me pareceu bem interessante.

    Parabéns pelo blog, vou estar sempre passando por aqui, e vez por outra comentando.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!! Volte sempre, ficarei feliz com as visitas! =D
    E O Quarto de Jacob é muito bom, achei a leitura até mais atraente que Entre os Atos.
    =D

    ResponderExcluir