04/09/2016

Nas Sombras do Estado Islâmico - Sophie Kasiki

"Converti-me em uma tarde de inverno, e a total falta de cerimonial satisfez profundamente meu desejo de continuar nessa trilha íntima e pessoal."



Sophie foge de Raca, a "capital do Estado Islâmico", de moto com o filho de 4 anos nos braços. É assim que o leitor ingressa no livro Nas Sombras do Estado Islâmico, de Sophie Kasiki, um relato sobre como a autora entrou para o grupo extremista e como sobreviveu a ele.

A autora conta como foi sua infância no Congo e como perdeu sua mãe muito cedo. Após a mudança para a França, para morar com a irmã, a única real felicidade da moça foi o nascimento das sobrinhas gêmeas, que fizeram com que se sentisse prestativa novamente e as motivaram na escolha de sua profissão. Já adulta, casa-se com Julien, tem um filho, Hugo, e consegue um emprego em uma "casa de bairro", que seria similar a um centro de assistência social. Nesse trabalho, conhece alguns muçulmanos vindos de outros países e tem contato com o preconceito dos franceses frente aos estrangeiros, o que a incomoda.


Sem saber exatamente quais os motivos da conversão (apenas manifesta um vazio interior, preenchido pela nova religião), a autora, ainda perdida, passa a seguir o islamismo à própria maneira: cobre o corpo, mas não totalmente, realiza algumas orações diárias, mas não todas, embora tenha o Corão e não coma carne de porco. Sophie passa a ter contato com alguns rapazes muçulmanos e membros do EI e, como por sutil manipulação, sente a necessidade de partir com o filho para a Síria para ajudar em uma maternidade.

A partir da travessia da fronteira turca com a Síria, o texto fica tenso e o perigo, cada vez mais próximo. A autora aborda a forte opressão sofrida pelas mulheres no contexto do extremismo, mostra o sistema de castas que exclui os próprios sírios, os negros, mas exalta os estrangeiros e dá "permissão" ao porte de armas a poucos. É mostrado o ambiente, o terror constante dos moradores do país, os programas de televisão que abordam a violência, as dificuldades até para a educação das crianças. Ao que parece, o morador da Síria sobrevive ao terrorismo se tiver boas condições financeiras, mas ninguém é isento do medo.

Na fuga da Síria, Kasiki (que utiliza também a voz do marido em alguns capítulos) recebe ajuda do Exército Livre, uma resistência ao terror que, mesmo recebendo dinheiro para agir, merece destaque pelas ações destinadas ao resgate de pessoas. O livro também informa (alerta) sobre as diferenças entre uma pessoa recém-convertida ao Islã e um potencial extremista deslumbrado com as promessas terroristas.

A forma de atração à causa é quase imperceptível, mas presente no texto quando os meninos do grupo abordam a ida de Sophie ao país desconhecido sem, ao menos, consultá-la (aqui, é como se uma ideia fosse plantada no inconsciente do membro em potencial, até que ele próprio a manifeste). Dessa forma, a mulher muda sua postura, não divide mais as angústias com os amigos e família e age sem pensar nos riscos. O espanto frente ao fanatismo dos amigos do EI pode ser observado no trecho:

"Mas ela não conseguia entender que ele pudesse ter feito algo assim. Andar armado? Juntar-se a um exército? Ir para a guerra? Era inimaginável. ele, que sempre carregara as sacolas de compras. Ele, que protegia os menores. Ele, que era tão gentil."

Longe de ser um texto plenamente bom, o conteúdo é interessante e pertinente à atualidade. Certas informações não são mencionadas no momento mais oportuno, alguns artifícios da língua são usados indiscriminadamente, contudo, é ágil, a visão do sistema é ampla e apresenta os perigos da intolerância e da compreensão errônea de uma das religiões mais antigas da história.


"Quem mencionou a minha ida? Acho que ninguém. A ideia não se formulou de maneira clara, mas simplesmente foi se tornando aceitável. "Você vai ver, Sophie, vai comprovar que não estamos mentindo", (...) "Acredite, não vai se arrepender"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário