Que a
cultura nerd já é implicitamente incomum, todos já
sabemos. Entretanto, a proposta aqui é revelar e discorrer sobre os 10 itens
mais singulares de cada livro "nerd" selecionado, não havendo forma fixa para tais itens.
A nova
coluna tem a proposta de mostrar livros com temas diferentes (ficção
científica, fantasia e afins) dos romances já comentados no blog, porém
igualmente apreciados.
Achados Insólitos - Neuromancer, William Gibson
Em uma
ambiente futurista, o cowboy (hacker) Case vive em uma zona perigosa de Tóquio
e faz trabalhos clandestinos aleatórios. Ele foi expulso da Matrix e proibido
de retornar ao Sprawl (cidade composta pela região de Boston a Atlanta, nos
EUA) por seus antigos chefes e se encontra decadente por dívidas e drogas. Case
é contratado por Armitage para realizar um trabalho secreto e em troca deste
novo trabalho, receberá sua "permissão" para retornar à Matrix e ao
Sprawl, além de obter regeneração genética. Essas missões permanecem desconhecidas
até o momento de serem realizadas.
Molly é
sua parceira de trabalho, uma mulher com garras que saem das unhas, implantes
nos olhos, óculos escuros e roupas pretas.
A trama
se desenvolve com o passar das missões e com o que Case e seu Hosaka (uma inteligência
artificial -AI- no computador comum) conseguem de informações sobre uma
inteligência artificial ameaçadora e com vários "nomes", um deles
Smith, sobre o próprio Armitage e seus motivos para a contratação para o
trabalho, e sobre um coronel que participou do Screaming Fist, uma espécie de
terceira guerra mundial.
A
Trilogia do Sprawl tem início em Neuromancer, passa por Count Zero e termina em
Mona Lisa Overdrive.
- Ambiente futurista
Inicialmente
em Tóquio, na Matrix ou em qualquer ambiente do livro, a descrição é futurista.
A primeira frase do livro mostra bem isso:
"O
céu sobre o porto tinha a cor de uma televisão sintonizada num canal fora do
ar."
Há também
momentos de descrições de artigos tecnológicos ou de alguma ação relacionada à
informática (dentro de um computador ou da Matrix). As cores chamativas também
são ressaltadas, as construções excepcionais, as pessoas excepcionais, com
modificações pelo corpo...
- Linguagem difícil
Pela
descrição destes ambientes futuristas, a submersão a um dos precursores do
cyberpunk pode ser dificultada. Nada que um pouco mais de concentração não
resolva e uma boa dose de imaginação.
- Simstim
Ou
estímulos simulados. O mecanismo pensado e descrito por Gibson trata-se do
seguinte: uma pessoa que estiver conectada com eletrodos ao
"programa" do simstim do computador "entra" no corpo de
outra pessoa. Não é possessão, é como se você visse tudo o que a pessoa a qual
você está conectada vê, através dos estímulos recebidos por esta pessoa, sem
que você possa enviar seus estímulos à ela. A rede de informações que transmite
esses estímulos através de decks é a Sense/Net, semelhante a uma empresa que
cuida desse setor e possui softwares conta invasões ultra potentes.
- Aparência dos personagens
Ao longo
de Neuromancer são relatados vários personagens estranhos, com aparências
estranhas. Não me recordo de alguém que não tinha um olhar
"reluzente", cabelos coloridos, ou características atípicas,
modificadas com cirurgias ou simplesmente maquiagem pesada.
- Genética Ilegal
Também
relacionada as cirurgias, a genética ilegal é algo recorrente. Órgãos podem ser
vendidos/comprados ilegalmente com grande liberdade, informações genéticas são
modificadas, cirurgias altamente tecnológicas são feitas para correções ou
estética, como implantes incomuns feitos com ajuda de outros materiais não
orgânicos, entre outros. Como consta na sinopse, o próprio motivo de Case ser
proibido de na Matrix é a toxina que o infecta, não se tratando apenas de uma
ordem de distanciamento de seus antigos chefes.
- Matrix
O
Ciberspaço. Para plugar-se nesse universo virtual, utiliza-se um deck, um
aparelho que faz as devidas conexões cerebrais/mentais dentro desse espaço
cibernético. Uma das criações mais incríveis do mundo da literatura.
- Screaming Fist
Não
apenas a Terceira Guerra Mundial, mas a batalha entre homens e máquinas. Esta
guerra resultou do desenvolvimento desenfreado de AI's e do controle delas
sobre os homens, sendo também uma queima de arquivos deste passado.
- Falta de gravidade
Não
acontece a todo o momento, mas em certas etapas das missões a gravidade é zero.
- Conceitos e questões tratadas
À
especulação das origens da inteligência artificial nociva, podemos encontrar
muito de economia, política e corrupção, principalmente, em razão do Screaming
Fist. Na medida em que são expostas circunstâncias relativas aos que tem a ver
com a AI, constatam-se novas concepções filosóficas sobre a realidade (pelo
menos para o leitor). E governo e militarismo tem seu breve destaque.
- Influenciou...
Neuromancer
influenciou várias modalidades artísticas, incluindo o mais óbvio, a trilogia
Matrix. Por ser apenas uma inspiração, encontram-se indícios do livro no filme,
como a cidade Zion, os 3 personagens principais como pontos centrais da
história e suas características, o ciberspaço, a inteligência artificial, o
conceito de realidade, etc. A partir daí, o filme traça direcionamentos
diferentes, mas retorna vez ou outra aos elementos e questões do livro.
Infelizmente não é meu gosto de leitura, achei algumas partes desnecessárias com um acúmulo de termos que ao invés de emitir uma ideia, tenta subentender algo que acabam distraindo bastante a leitura.
ResponderExcluirNão que o livro não seja interessante, mas não acho uma boa recomendação para ler em uma fila ou viagem.
http://www.livrariacultura.com.br/p/neuromancer-30-anos-15067995#
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